Palestrantes

Allen P. Nutman

Associate Professor – University of Wollongong Wollongong, NSW 2522, Austrália

Archaean and Palaeoproterozoic crustal evolution via high-grade gneiss complexes mostly in Greenland and Australia, but also in China, Brazil and Russia – 39 years. SHRIMP ion microprobe U-Pb geochronology – 25 years. This entails extensive analytical experience on 8 different SHRIMP instruments (I, IIs and RG) in Australia, China, Japan and Korea, and embraces hand picking and mounting samples in epoxy discs and polishing, sample documentation by photomicrography and CL imaging, instrument tuning, acquisition, data quality control, data reduction, interpretation and SHRIMP instrument maintenance. Talk Title: Rapid emergence of life shown by discovery of 3,700-million-year-old microbial structures: LA-ICP-MS, SIMS


Fernando Barbosa  Junior

Farmácia – Ribeirão Preto – USP

Professor associado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, atuando na área de toxicologia de elementos químicos e contaminantes emergentes, biomonitoramento e espectrometria de massas aplicada a toxicologia. Atualmente desenvolve métodos visando a especiação química de Hg  e As em amostras ambientais e biológicas por HPLC-ICP-MS utilizando preparo de amostra por microextração em sorvente empacotado (MEPS) no Laboratório de Toxicologia de Metais da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, (referência: currículo Lattes).


Joaquim de Araújo Nóbrega

DQ – UFSCar – São Paulo

Professor titular do Departamento de Química, Professor Visitante da Facultad de Farmacia da Universidad de Concepción (Chile) e membro dos Conselhos Editoriais do Brazilian Journal of Analytical Chemistry, ICP Information Newsletter, Microchemical Journal e Talanta. Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Outubro/2015), da Academia Brasileira de Ciências (Maio/2016) e Fellow da Royal Society of Chemistry (Junho/2016). Expert na área de química analítica: preparação de amostras, espectrometria de absorção e emissão atômica com diferentes atomizadores, ICP OES e ICP-MS (fonte: Lattes).


Jorge E.S. Sarkis

IPEN – São Paulo

Atua na área Forense Nuclear , Química Nuclear , Química Analítica , com ênfase em aplicações da técnica de ICP-MS na análise de elementos traços em diferentes tipos de matrizes. Desde 2007 vem trabalhando junto a Agência Internacional de Energia Atômica na área forense nuclear


Koji Kawashita

IGc – USP

Pioneiro em espectrometria de massa da América do Sul com aplicação voltada  principalmente nos seguintes temas: Análises Isotópicas, Geocronologia, rochas carbonáticas. Tema da Palestra: Afinal, qual é a provável  composição atmosférica do argônio terrestre  no passado e no presente?


Luiz C. R. Pessenda

CENA – Piracicaba – São Paulo

Atua no estudo da dinâmica da vegetação e inferência das flutuações climáticas, desde o Pleistoceno tardio, para a região de floresta de tabuleiros e campos nativos do nordeste do estado do Espírito Santo, uma região considerada como um dos centros de endemismos da Mata Atlântica. A abordagem proposta é interdisciplinar, com o uso da datação 14C, isótopos estáveis de C e N, e bioindicadores (pólen, diatomáceas e espículas de esponjas continentais). Tema da Palestra: Dinâmica da Mata Atlântica em relação às mudanças climáticas do passado e do futuro


 

Marco Aurélio Zezzi Arruda

Professor Titular – IQ – UNICAMP – São Paulo

Professor da Universidade Estadual de Campinas e Chefe do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química/Unicamp. Atuou como Professor Visitante Convidado no CNRS (Pau, França) e na Universidade das Ilhas Baleares – UIB (Palma, Espanha). Agraciado com o Award to a career in pioneering science – Proteomass Scientific Society (2015) e com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz (2016). Expert na área de Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: bionalítica, preparo de amostras, espectrometria atômica e de massas e mecanização. Referência : Currículo Lattes


Mauricio Ibanez

MIT – USA

Currently a W.O. Crosby postdoctoral fellow at the Department of Earth, Atmospheric and Planetary Sciences at MIT and a research assistant professor at the University of Rochester. I will be joining the Department of EES full time in the summer of 2016, so stay tuned as we begin laboratory renovations for the radiogenic isotopes lab in the summer of 2015 and for future student opportunities. Talk title: High precision U-Pb zircon geochronology using U-Pb zircon chemical abrasion and isotope dilution and analyzed by thermal ionization mass spectrometry (CA-ID-TIMS) geochronology.


Pedro Vitorino de Oliveira

Instituto de Química da USP

O grupo desenvolve  métodos analíticos visando determinações totais e de espécies elementares em amostras biológicas, de alimentos e de materiais tecnológicos por espectrometria de absorção atômica com forno de grafite com amostragem de soluções e direta de sólidos (GF AAS) e espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES). Com amostras biológicas (sangue, urina, cabelo, tecidos, etc) e de alimentos (sucos, castanhas, sementes, frutas, etc), as pesquisas buscam, além da determinação total de elementos essenciais e não-essenciais, a identificação e determinação de espécies com o intuito de gerar informações sobre toxicidade e biodisponibilidade.(Fonte: Lattes).


Ricardo E. Santelli

Universidade Federal de Rio de Janeiro

Professor titular no departamento de Química Analítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Automação Analítica, Métodos Espectrométricos, Métodos Cromatográficos, Análise Química de Especiação e Geoquímica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: metais e metalóides, espectrometria atômica, análise de especiação, análise por injeção em fluxo contínuo, qualidade de sedimentos e contaminação ambiental em solos, sedimentos e águas. (fonte: Lattes)


Antônio Celso Jardim

Advanced Mass Spectrometry

Engenheiro da SENS  e representante de THERMO SCIENTIFIC. Fornece assistência técnica nos espectrômetros de massas THERMO


Amauri A. Menegário

Rio Claro – UNESP

Pesquisador Nível III do Centro de Estudos Ambientais (CEA/UNESP) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente (Instituto de Geociências e Ciências Exatas) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Vice-Coordenador Executivo da Unidade que pertence (CEA/UNESP). Expert  na área de química (com ênfase em química analítica e ambiental), atuando no desenvolvimento de métodos em Biogeoquímica. (Fonte: Currículo Lattes).


Kei Sato

Instituto de Geociências-USP – Coordenador do II-WIMS

Pesquisador do CNPq, desenvolvem projetos científicos de espectrometria de massa no Centro de Pesquisas Geocronológicas (CPGeo) e no Laboratório de Geocronologia de Alta Resolução (GEOLab) do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geocronologia, atuando principalmente nos seguintes temas: SHRIMP, TIMS, ICP-MS, evolução crustal e geocronologia. Expert em Secondary Ion Mass Spectrometry – Sensitive High Resolution Ion Micro-Probe, Thermo Ionization Mass Spectrometer, Laser Ablation – Multi Collector – Ion Coupled Mass Spectrometry, Electron Impact Ionization Mass Spectrometry.